Os encantos do Vale Europeu

Olá gente!!!!

Como boa italiana e apaixonada por Santa Catarina, dedico esse post para os amantes da boa comida e os que assim como eu, amam a cultura européia. Vem descobrir Santa Catarina e os Encantos do Vale Europeu.

logo-valeeuropeu

O Vale Europeu está localizado no Vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina. Essa região possui uma diversidade cultural grande, pois convivem alemães, italianos, poloneses, portugueses e austríacos em total harmonia. Além do dialeto característico de cada país, é possível apreciar a arquitetura e a comida típica, que faz qualquer turista se apaixonar!

Se você é amante da vida ao ar livre e adora o contato com a natureza, a região é abraçada por morros, vales, cachoeiras e rios sinuosos. Tudo isso é um convite para a prática de esportes mais radicais como rapel, treckking, parapente e mountain bike. Quer mais uma dose de aventura? Ok, tem cavernas lindas em Botuverá para se explorar. Além disso, a região possui capelas lindas, moinhos, engenhos, casas em estilo exaimel e uma gente alegre e feliz, sempre pronta para receber com os braços abertos.

enxaimel.jpg
Casa no estilo enxaimel | não é fofo?

Vamos conhecer algumas das cidades que fazem parte do Vale Europeu. Andiamo? {Vamos?}

BOTUVERÁ

Abriga a maior caverna do Sul do Brasil e uma das mais belas da América Latina. A caverna possui salões de até 20 metros de altura cobertas com esculturas naturais que se renovam pela ação da água e do tempo há mais de 65 milhões de anos. Com paisagens lindas, Botuverá possui a Festa Bergamasca, que celebra a cultura dos primeiros imigrantes italianos vindos de Bérgamo, no Norte da Itália.

Festa Bergamasca
Pratos típicos e música ao vivo. Em junho, na Igreja Matriz São José, Centro.
www.festabergamasca.com.br

Saiba mais no link: www.botuvera.sc.gov.br

botuverá1
Caverna histórica | passeio de 45 minutos por até 220 metros da caverna
botuverá2
Botuverá | qualidade de vida ao ar livre

 

 

 

 

 

 

 

POMERODE

Chegamos no pedacinho mais alemão fora da Alemanha. Pomerode possui mais de 300 construções no estilo enxaimel tendo a maior quantidade de imóveis tombados pelo IPHAN (Instituto Histórico e Artístico Nacional) entre as cidades que que integram os Roteiros Nacionais de Imigração. A UNESCO tombou a paisagem rural da cidade com a designação de “Paisagem Cultural”. A comida? Venha com fome, porque por aqui o destaque está para o eisbein (joelho de porco), o kassler (bisteca de porco), o marreco recheado e também para os pães, cucas, bolachas e tortas. Tudo de comer ajoelhado!!!! Juro.

Festa Pomerana
Reúne competições de tiro, de lenhadores, passeios em carros de molas e muita comida e bebida típicas. Há ainda apresentações de grupos folclóricos, que tocam e dançam polca, mazurca, pollonaise e valsa. Na segunda quinzena de janeiro. (tá chegandoooo!)

Quer saber mais? Acessa o link www.festapomerana.com.br

Onde ficar?

Eu recomendo a Pousada Rural Mundo Antigo, com chalés no estilo enxaimel,  espalhados pela paisagem para você ouvir o som das cachoeiras e entrar no clima tranquilo do lugar.

Rua Ribeirão Herdt,1.830, Ribeirão Herdt.
Fone: (47) 3387-3143.
www.mundoantigo.com.br

Pomerode3-1024x462.jpg
Herzlich Willkommen!!!! {Bem vindo}
pomerode2.jpg
Pousada Rural Mundo Antigo | Sombra e água fresca | A Alemanha é aqui?
pomerode4.jpg
ahhhh, a comida típica alemã!!!

 

PRESIDENTE GETÚLIO

Essa cidade possui traços dos colonizadores alemães, italianos e suíços. Também chamada de Vale das Cachoeiras, por possuir mais de 70 delas espalhadas pelo município. Se você gosta de esportes ao ar livre, se liga: a região é bastante procurada pelos praticantes de rapel, cascading, trekking e voo livre.

Para agendar, acesse o link e divirta-se: www.valedeaventuras.com.br

Presidente-Getulio-1024x462.jpg
Uma das muitas cachoeiras da cidade
p.getulio2.jpg
Ciclismo

 

TIMBÓ

Essa cidadezinha de quase 40 mil habitantes possui uma vegetação exuberante. Paisagens lindas encravadas em região montanhosa, é bom local para a prática do voo livre e também ponto de partida e de chegada do primeiro circuito de cicloturismo do país.

Para agendar o seu circuito pela região, acesse Caminhos do Sertão Cicloturismo | Fone: (48) 3234-7712 / 8407-8103
www.caminhosdosertao.com.br

Toda cidade do Sul tem uma festa. Qual a festa da cidade de Timbó?

Festa do Imigrante
Bailes, shows, desfiles, gastronomia e apresentações de danças folclóricas germânicas são a marca desta grande festa de Timbó, que faz parte do calendário das Festas de Outubro de Santa Catarina. Em outubro, no Pavilhão de Eventos Henry Paul.
www.festadoimigrante.com.br

timbo2-1024x462.jpg

timbo4.jpg

timbo5

timbo6.jpg
Süsser Schuppen Restaurante e Choperia

BLUMENAU

Principal polo econômico e turístico do Vale do Itajaí, Blumenau já é internacionalmente conhecida pela Oktoberfest. Os traços da cultura germânica podem ser apreciados nas edificações centenárias de arquitetura alpina e enxaimel, na arte, no artesanato, na rica gastronomia e em outras festas que movimentam a cidade.

Oktoberfest

Consagrada como a segunda maior do mundo e o maior evento cultural de Santa Catarina, a Oktoberfest Blumenau anualmente celebra as tradições e cultura germânicas, em desfiles, danças folclóricas, bandas e gastronomia típicas e muito chope. Normalmente, de 7 a 25 de outubro, no Parque a Vila Germânica.

Festitália

A maior festa italiana do estado vem resgatar, manter e incentivar a cultura italiana e o amor pela Itália. A Festitália é um festival gastronômico e cultural, no qual as maiores atrações são os pratos típicos nacionais e internacionais. De 10 a 19 de julho, no Parque Vila Germânica.

Clique aqui para saber mais sobre as duas festas da cidade: www.oktoberfestblumenau.com.br

www.festitalia.com.br

BLUMENAU2

Vista da cidade de Blumenau | mistura de prédios com a arquitetura germânica

blumenau4
Pelas esquinas de Blumenau…
blumenau3
Vila Germânica
blumenau6
A cidade se transforma na Oktoberfest, ruas tomadas!!! | É o tipo de festa que tudo mundo tem que ir pelo menos uma vez na vida!!!!!
blumenau5.jpg
Ein prosit!

Além dessa festa toda em julho e outubro, dezembro, na semana do Natal, Blumenau traz o espírito natalino com “A Magia do Natal”. Os dias mais longos, horário de verão, as cigarras cantando ao entardecer. Em Blumenau, juntamente com sinais tão tropicais, chegam outros tantos muito europeus. A  Magia de Natal se instala no município, resgatando as tradições natalinas trazidas pelos colonizadores e despertando sentimentos de força e união, tão inerentes ao povo blumenauense. Veja mais no link www.magiadenatal.com.br e programe a próxima viagem.

 

RIO DO SUL

Rio do Sul é ponto de encontro das culturas alemã e italiana. O legado de seus colonizadores disputa, junto com as belezas naturais da região, a atenção dos turistas que visitam o município. Situado entre a Serra do Mar e a Serra Geral, possui paredões de cachoeiras, rios e montanhas que podem ser explorados de bicicleta ou a pé, e servem ainda de cenário para esportes como voo livre e canyoning. A cidade também preserva suas tradições em festas como a Kegelfest, Festa Nacional do Bolão e a Anima Italiana. Outro destaque é a boa oferta de indústrias e confecções de jeans.

riodoSul1.JPG
A linda catedral São João Batista

riodosul2.jpg

riodosul3
AM | PM

Tem tantas outras cidades que fazem parte do Vale Europeu que são tão lindas quanto essas que tentei compartilhar com vocês.

Minha família é toda italiana e mora em uma cidadezinha coladinha à Rio do Sul, se chama Rio do Oeste. Rio do Oeste tem tradição italiana, mas existem também alemães e poloneses. Também chamada Cidade da Amizade, pois todos se conhecem, se ajudam e cuidam juntos da cidade. Uma fofura!!! Amo e tenho muito orgulho desse pedacinho no meio do nada que é Rio do Oeste, minha cidadezinha italiana do coração!!!

Espero que tenham gostado do passeio por Santa Catarina.

Grande beijo com uma fotinho de Rio do Oeste. {back to the roots}

riodooeste
Muito amor envolvido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s